Site Carnaval de Ovar

Reis

Notícias

10 de janeiro 2018

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, recebeu hoje nos Paços do Concelho dois grandes foliões, os Reis do Carnaval de Ovar 2018, Sua Alteza – O Rei D. João O Afetuoso e Sua Alteza – A Rainha D. Ângela A Raríssima.Suas altezas serão entronizadas no dia 28 de janeiro, através do habitual desfile da Chegada do Rei e desfile das piadas coletivas, e durante todo o período carnavalescos serão figura de destaque nos vários eventos programados, a par de uma agenda própria, que promete levar a folia e a alegria a outros espaços e iniciativas.A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Ovar representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em João Carlos Santos, mais conhecido por Cachimbó, e Ângela Liz, dois grandes foliões do Carnaval de Ovar.Salvador Malheiro mostrou-se muito satisfeito na escolha e pela adesão ao convite endereçado pela Câmara Municipal, adiantando que “com estes dois grandes nomes do Carnaval vareiro estão reunidas as condições para um grande Carnaval de Ovar 2018, que será seguramente pautado pela alegria, a animação e, claro a afetuosidade e a raridade”.

Sua Alteza – O Rei D. João O Afetuoso

O Rei Momo será o conhecido João Cachimbó que ainda este ano teve a oportunidade de desfilar no quadro de honra dos fundadores do Grupo Carnavalesco Os Pinguins na passagem pelo seu 50º aniversário, após alguns anos de pausa carnavalesca. Conta que “iniciei-me nas andanças do carnaval com 15 anos de idade. Lembro-me, como se fosse hoje, de os mais velhos foliões nos dizerem “chegou o grupo da “canalha” – no bom sentido naturalmente”, recordando que “naqueles tempos, os grupos dançavam ao som das bandas musicais contratadas para o efeito”. Ao longo dos anos participou em chegadas do rei, nos corsos de Domingo Gordo e Terça-feira, nas Marchas Luminosas, nas quintas feiras noturnas, relembrando que uma das principais personagens que encarnou foi o de João Kleber de Fiel ou Infiel, em 2017. Para mim o Carnaval é diversão e nos desfiles divertia-me à minha maneira”. João Cachimbó sentiu-se muito honrado com o convite para Rei do Carnaval de Ovar 2018, afirmando que “Serei o Rei de Carnaval, de todos os foliões desta grande festa que é só nossa e de que tanto os orgulhamos”.

Sua Alteza – A Rainha D. Ângela A Raríssima

Uma rainha raríssima que iniciou as lides carnavalescas com 4 ou 5 anos de idade nos carros alegóricos do Furadouro. Desde então, a conhecida Ângela Liz nunca mais parou, tendo desfilado nos Ratos Mickey, nos Condores, nos Zuzucas e nas Palhacinhas. Paralelamente ainda participava nas matinés do Progresso e nos então famosos Bailes da Assembleia, no Progresso do Furadouro. Dos desfiles carnavalescos recorda um dos trajes que mais a marcou, “As Pipis”, nos 90, quando desfilava com As Palhacinhas. Nos dias de hoje, apesar de já não desfilar, afirma que “nunca deixei de fazer valer a tão nossa “Vitamina da Alegria” e continuei sempre a fantasiar-me desde a Noite do Dominó até à Noite Mágica, integrando alguns grupos informalmente organizados, tendo feito parte da formação das “Kotas” e atualmente integrando “As Gaiteiras”. Ângela Liz é uma das pessoas que aplaude a criação da Noite da Farrapada, participando neste desfile espontâneo e aberto a toda a gente, desde a primeira edição, assim como nos espetáculos de abertura com a participação da comunidade. D. Ângela A Raríssima confessa que “Adoro divertir-me e dar umas valentes gargalhadas, pois acredito que só assim a vida deve ser vivida. Em Ovar, o Carnaval vive-se intensamente e com características muito próprias e genuínas que só quem as vive consegue perceber o significado, O Carnaval faz parte de mim e é uma época em que sou mais feliz até porque, realmente “Não há Carnaval igual ao de Ovar””.