Ovar, um Carnaval de Multidões: Tradições vareiras saíram à rua e conquistaram os foliões

20 de fevereiro 2024

Mais de 150 mil pessoas passaram por Ovar durante as comemorações carnavalescas, um número que superou o da edição anterior. Os Corsos carnavalescos com mais de 2 mil figurantes, o ritmo do samba, a sátira da chegada do Rei, os cabeçudos, a música e a diversão noturna, constituíram momentos plurais e ecléticos. Das crianças aos seniores o Carnaval foi para todos. Foram 25 dias de folia, com um programa diverso que, acima de tudo, provou que o Carnaval de Ovar é uma tradição genuína e enraizada nas gentes vareiras que o sentem e vivem de forma única e também um produto turístico de excelência, capaz de atrair milhares de pessoas ao concelho, tendo um impacto muito relevante na economia local.

“Esta foi uma jornada de cor, beleza, alegria e muito trabalho”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Ovar que agradeceu a todos os que contribuíram para a realização de mais um evento, em especial às 24 associações carnavalescas que, nas suas palavras, “são a verdadeira alma do Carnaval”. Como sublinha, “sem o seu trabalho e esforço não havia Carnaval”.

O autarca destacou ainda a forte mobilização do público em todas as iniciativas. “Desde a chegada do Rei, ao Carnaval das Crianças, aos Grandes Corsos Carnavalescos, ao Desfile Noturno da Escolas de Samba e toda a animação noturna, com destaque para a Grande Noite Mágica e o Espaço Folião, tivemos sempre uma forte adesão, o que demonstra a singularidade do Carnaval de Ovar, que é uma marca do concelho com enorme notoriedade e reconhecimento”, explica.

Nesta edição houve um reforço na segurança e, pela primeira vez, todos os bilhetes foram postos à venda antecipadamente, quer nas bilhéticas locais, quer, também, numa plataforma online. “Tudo isto permitiu melhorar a experiência de cada visitante, criando-se eventos seguros para toda as idades e diminuindo filas e tempos de espera”, destaca o Presidente da Câmara, enaltecendo o trabalho em rede desenvolvido pelas diferentes forças de segurança e proteção civil.

Para além dos grandes eventos, Domingos Silva destaca, ainda, um conjunto de iniciativas diferenciadoras, sociais e inclusivas. “O nosso Carnaval é um evento pleno. Para além das iniciativas que atraíram multidões, importa, também, destacar as visitas guiadas e oficinas criativas à Aldeia do Carnaval, tendo inclusive, sessões totalmente adaptadas para pessoas invisuais ou com baixa visão, exposições, peças de teatro, o Carnaval Sénior e, também, a agenda real, com os reis do Carnaval de Ovar a levarem a vitamina da alegria ao hospital e a outras instituições do concelho. Todas estas iniciativas transmitem afetividade, a nossa identidade e permitem um contacto de proximidade com diferentes públicos”, remata.

Pela primeira vez, o Carnaval de Ovar ostentou a chancela de Ecoevento, com o eco-staff a marcar presença em todos os eventos carnavalescos. “O Município de Ovar está na vanguarda da sustentabilidade ambiental, pelo que consideramos ser da maior importância, num evento desta dimensão, trazermos essas preocupações para a primeira ordem de prioridades e executarmos medidas que permitam reduzir a pegada ecológica do Carnaval de Ovar”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que faz um balanço muito positivo da adesão a esta iniciativa da ERSUC. “O trabalho começou pelas associações carnavalescas que receberam capacitação e, nas suas sedes, garantiram o correto tratamento dos resíduos. Já nos eventos, a disponibilização de meios para a deposição e separação de resíduos, alicerçado numa forte campanha de sensibilização, surtiu também um efeito muito positivo no público”, destaca.

Feito o balanço, a Câmara Municipal já prepara a próxima edição. “O Carnaval de Ovar é um evento de enorme importância cultural, social e económica para o concelho. Em articulação com as associações carnavalescas, continuaremos a trabalhar para a valorização desta marca inigualável do nosso território”, adianta Domingos Silva.