Site Carnaval de Ovar

1887 - O Início

Não se conhece o início das tradições Carnavalescas em Ovar. Os periódicos vareiros referem-se ao Carnaval de Ovar em 1887, designadamente “O Ovarense”, que entre outros refere “Tem decahido muito a animação d’este bello tempo dedicado aos divertimentos populares. De anno para anno se nota uma diferença considerável; esta diferença, porém, é geral”.

 

No ano seguinte o mesmo jornal referia “Nunca o vimos tão sensaborão, o Carnaval em Ovar (…). Dantes sim: de instante a instante rodopiava uma dança, armava-se um entremez, fazia-se no testamento do galo, saia de cada janella um frigidissimo e às vezes malcheiroso jacto d’água duvidosa esguichado por uma dessas boas e antigas seringas, que armazenavam uma meia canada d’agua à vontade, silvava-nos pelos ouvidos uma laranja vigorosamente arremessada e as raparigas para lá do lamarão e outras ruas menos frequentadas jogavam à cabra cega, com os garos miando em panelas velhas de barro. Já antecipadamente cão de lata ao rabo, arreliados, apupados corriam vertiginosamente pelas ruas, desconfiados de todos e si mesmos; estava o entrudo à porta…”

 

Perante testemunhos semelhantes publicados entre 1889 e 1899, uma dúvida fica por esclarecer: Teria o Carnaval Vareiro vivido uma época de ouro no decurso de século XIX?