Logo em 1990, o grupo "Vampiros" apresenta a criação de uma magnífica locomotiva, em tamanho real, totalmente feita em espuma. O impacto é tremendo e, ainda hoje, é recordada como uma das mais surpreendentes e imponentes criações do Carnaval vareiro. O grau de exigência requerido para a concretização de um projeto desta natureza, volta a elevar a fasquia de qualidade do trabalho dos Grupos.
Os prémios monetários atribuídos aos Grupos e Escolas de Samba são, na verdade, insignificantes, mas a vontade de apresentar o melhor trabalho e de o ver reconhecido, faz com que as classificações sejam levadas muito a sério. Para uma melhor avaliação, em 1992, dividem-se os grupos em duas categorias: Passerelle e Carnavalescos.
Em 1998, dando resposta a questões legais que se levantavam na hora da atribuição, por parte da Câmara Municipal, da verba necessária à organização da Festa à então chamada, Comissão de Carnaval, é criada a Fundação do Carnaval de Ovar que integrou, desde 2007, na sua administração, representantes nomeados pela Câmara Municipal e também pelos Grupos de Carnaval.
Vídeo: