Site Carnaval de Ovar

Abertura | Desfile Carnavais Ibéricos

À semelhança de 2018, o espetáculo de abertura do Carnaval de Ovar reúne vários Carnavais com o objetivo de proporcionar a partilha de conhecimentos e experiências, representando ainda uma homenagem ao Carnaval e aos Foliões. Este ano, juntando carnavais de Portugal e Espanha será apresentado um desfile de Carnavais Ibéricos, com a particularidade acrescida de se tratarem de Carnavais que representam as origens do entrudo, cruzando tradições pagãs e religiosas, e que culminará com um tradicional despique de bombos.
Neste desfile participarão os Caretos de Grijó de Parada - Bragança (PT), os Caretos de Pinela – Bragança (PT), os Máscaros de Ousilhão – Vinhais (PT), os Caretos de Lazarim - Lamego (PT), os Cigarron de Verin (ES), Las Jordanas de Hurdes, Cáceres (ES), um grupo de Vigo de Sanabria (ES), e outro de San Martin de Castañeda (ES).
O despique de Bombos contará com a participação do Grupo de Santa Maria de Jazentes, do Grupo de Bombos de Santiago Figueiró, dos Bombos de Santo André, do Grupo de Bombos S. Lourenço e do Grupo de Bombos Darque.
Será um momento único de partilha, conhecimento e celebração de uma tradição que tanto nos diz.