Site Carnaval de Ovar

Carnaval de Ovar: mais de 70 momentos para celebrar a identidade de uma festa única

Notícias

Jorge Aragão, Quim Barreiros, Dillaz, Phoenix RDC, Mizzy Miles, Maddix e Vegas confirmados no Espaço Folião

21 de novembro 2025

Tantas cores e ainda mais emoções, tudo isto no cartaz do Carnaval de Ovar 2026, que acaba de ser oficialmente apresentado. De 24 de janeiro a 17 de fevereiro, está de regresso o evento mais emblemático do concelho. Milhares de vareiros juntam-se para trazer às ruas a identidade de um Carnaval com história e paixão. Serão 12 os momentos icónicos que demonstram a genuinidade das tradições e que afirmam esta iniciativa como uma das festas grandes deste país. A cidade de Ovar vai voltar a transformar-se num grande palco e a diversão promete contagiar. Entre concertos e dj sets, são mais de 60 propostas, um Carnaval em que todos têm lugar. A Vitamina da Alegria® está de regresso, com a mesma autenticidade de sempre e mais inovador e vibrante do que nunca.

 

“O Município de Ovar honra a história do Carnaval e apresenta uma edição de excelência, que valoriza as tradições e oferece experiências diversificadas capazes de o afirmar como um evento de referência nacional”, resume Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacando uma equipa de trabalho diversa e muito bem preparada. “Esta edição conta com um forte dispositivo de segurança, estratégias definidas para melhorar a experiência do público e propostas inovadoras que garantem diversão para todos.”

 

O autarca deixa o desafio: todos deviam vir ao Carnaval de Ovar, pelo menos uma vez na vida. “Quem vier a primeira vez vai, certamente, regressar, porque a alegria que se vive nas ruas é tão genuína quanto contagiante”, remata, sublinhando que “a maior força do Carnaval são os milhares de vareiros que todos os anos lhe dão forma com paixão, entrega e horas incontáveis de labor”.

 

Domingos Silva não tem dúvidas das mais-valias desta aposta que, como defende, “afirma o território culturalmente, alavanca a economia local e é também um importante instigador social”.

 

Do coração de Ovar para o mundo: um Carnaval com identidade

 

A festa arranca a 24 de janeiro, com o Espetáculo de Abertura. Depois de uma animada arruada pelas ruas da cidade, o regresso do Carnaval celebra-se no Mercado Municipal. É o primeiro dia da folia.

 

De dentro para fora, é assim o Carnaval de Ovar e é por isso que é incomparável. Os 24 grupos já preparam, no segredo dos deuses, os grandes momentos da festa, perspetivando-se espetáculos de um brilho ímpar em que, mais uma vez, a fasquia é elevada. Os Grandes Corsos Carnavalescos desfilam pela Avenida Sá Carneiro, nas tardes de 15 e 17 de fevereiro, domingo e terça de Carnaval, estando a organização preparada para receber mais de 150 mil espectadores. O Desfile Noturno das Escolas de Samba é também um dos momentos altos do Carnaval de Ovar, com a Avenida Sá Carneiro a transformar-se num verdadeiro sambódromo na noite de 14 de fevereiro. Antes disso, na Chegada do Rei, com piadas inusitadas, os grupos desfilam pelas ruas da cidade e são conhecidos os reis desta edição: sempre duas figuras vareiras de eleição. Está marcado para a tarde do dia 1 de fevereiro.

 

Um Carnaval que abraça gerações é assim o Carnaval de Ovar. Para todos, a 13 de fevereiro, o Desfile da Farrapada, em que o público se funde com os entrudos, num momento vibrante de espontaneidade. A 5 de fevereiro, os mais experientes provam que a folia ainda lhes está no sangue, num baile especial: o Carnaval Sénior. Já os mais pequenos dão o exemplo, no Carnaval das Crianças, na tarde de 8 de fevereiro.

 

Destaque, ainda, para a Noite Dominó, a 12 de fevereiro, em que todos são desafiados a vestir-se a rigor e a envergar o tradicional gabão, marca do Carnaval de Ovar.

 

Símbolo de comunidade, imperdível é a Caminhada Noturna, a 30 de janeiro. Para todos os que querem viver uma experiência única nos bastidores do Carnaval, nada melhor do que a Festa na Aldeia, a 31 de janeiro, no local em que os grupos preparam os desfiles: a Aldeia do Carnaval.

 

A animação noturna chega com nomes de peso e conceitos bem desenhados. Do Espaço Folião à Praça das Galinhas, do Mercado Municipal ao Parque Júlio Dinis, do Jardim do Cáster, ao Chafariz Neptuno e à Praça da República, em cada lugar há um ritmo diferente para experimentar. Mais uma prova de que no Carnaval de Ovar todos têm lugar.

 

A Grande Noite Mágica, a 16 de fevereiro, é o expoente máximo da diversão. Toda a cidade veste as cores do Carnaval e os foliões são convidados a circular de festa em festa, descobrindo diferentes sonoridades e deixando-se contagiar por um ambiente difícil de descrever.

 

O Espaço Folião é o epicentro da folia. A primeira noite de festa é protagonizada pelas quatro Escolas de Samba que apresentam os Sambas Enredo, a 6 de fevereiro. No dia seguinte, 7 de fevereiro, Jorge Aragão é a voz da Grande Noite Brasileira e Quim Barreiros volta a ser o rei do baile da Noite Dominó, a 12 de fevereiro.  Na reta final do Carnaval, o ritmo da tenda também acelera. Mizzy Miles e Phoenix RDC atuam a 14 de fevereiro e Dillaz a 15 de fevereiro. Na Grande Noite Mágica, a 16 de fevereiro, Maddix e Vegas são os destaques de um serão longo que, como sempre, vai passar a correr.

 

Bilhetes à venda a 1 de dezembro

 

Muitas das propostas do Carnaval de Ovar são de entrada gratuita, algumas requerem, contudo, aquisição de bilhetes. A venda online arranca a 1 de dezembro e nas bilheteiras locais – Centro de Arte de Ovar, Escola de Artes e Ofícios e Museu Escolar Oliveira Lopes – a 9 de dezembroAté 30 de janeiro todos os bilhetes têm descontos. À semelhança do ano passado, também quem comprar primeiro o Passe Geral do Espaço Folião paga menos. Há descontos para os primeiros mil bilhetes.

 

Um cartaz que é memória e celebração

 

Todos os anos o Carnaval de Ovar renova a sua imagem. Desta vez, o cartaz é constituído por vários acessórios de um palhaço. Peças que se unem para evocar a memória de uma figura habitual no Carnaval e que convidam a celebrar, pois o espírito do palhaço é símbolo de alegria genuína, energia vibrante, liberdade de celebrar e entusiasmo de viver novas experiências.