O Carnaval de Ovar foi feito de resiliência e esperança. A segurança e o conforto foram sempre a prioridade, mas as adversidades deram mais força e mais vontade a todos. No final, veio a bonança. A folia nas ruas fez deste um Carnaval memorável, porque foi força, otimismo e união. A missão foi cumprida: o Carnaval de Ovar espalhou por milhares de pessoas a Vitamina da Alegria que, em dias cinzentos, trouxe um brilho ainda mais especial.
Na reta final das comemorações, com condições meteorológicas favoráveis, os Grandes Corsos Carnavalescos e o Desfile Noturno das Escolas de Samba saíram à rua, com a Avenida Sá Carneiro a pintar-se com uma moldura humana fantástica. Só aos três desfiles assistiram cerca de 30 mil pessoas. Outro dos momentos altos foi a Grande Noite Mágica. Cerca de 40 mil pessoas trouxeram a folia às ruas e vibraram com a festa que se estendeu pelos sete palcos espalhados pela cidade. A programação contou ainda com a Noite Dominó, a Farrapada no Espaço Folião e a animação noturna que, com nomes que dispensam apresentações, tais como Dillaz e Mizzy Miles, conseguiu atrair multidões para a festa.
Numa edição com diversos constrangimentos provocados pelo mau tempo, o balanço não podia ser mais positivo. Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacou “a resiliência, responsabilidade e perseverança de todos”, sublinhando que, num ano em que muitas vezes faltou o brilho do sol, nunca faltou o brilho dos grupos e das escolas de samba, que voltaram a trazer à Avenida Sá Carneiro toda a sua irreverência, identidade e magia. “Os grupos são a alma da festa”, refere, sublinhando “a forma muito própria — com cor, animação e alegria — que todos os vareiros têm de fazer a festa” e deixando a garantia: “Não há Carnaval igual ao de Ovar, é o melhor Carnaval de Portugal”.
Num encontro que reuniu todos os que sonharam e construíram o Carnaval de Ovar, a edição de 2026 chegou ao fim com a entrega dos prémios.
Na categoria Escolas de Samba, com o tema “OXE! Que cordel é esse!?”, a Costa de Prata conquistou a vitória. O pódio ficou completo com a Charanguinha, que alcançou o segundo lugar com “A Noite Mágica”, e a Juventude Vareira, terceira classificada, com “Máscaras e Segredos sob o Céu de Veneza”.
Já na categoria Passerelle, o triunfo coube às Joanas do Arco da Velha, que levaram à Avenida o lema “Somos Muitas, Somos Uma”. Em segundo lugar ficaram os Bailarinos de Válega, com “Abracadabra”, seguidos pelas Barulhentas, que conquistaram os foliões com o tema “Caribe”.
Por fim, na categoria Carnavalescos, os Pinguins revalidaram o título com “O Poder do Imaginário”. Os Garimpeiros garantiram a segunda posição com “Cupitózçaltos”, enquanto o terceiro lugar foi conquistado pelos Xaxas, com “Por Ti”.
Para além do anúncio dos vencedores, a iniciativa ficou marcada pelo reconhecimento público de diversas entidades que contribuíram de forma decisiva para o sucesso desta edição: Bombeiros Voluntários de Esmoriz, Bombeiros Voluntários de Ovar, PSP, GNR e os grupos Preto no Branco e Axu Mal, e os muitos voluntários que todos os anos dão muito de si ao Carnaval de Ovar.