Site Carnaval de Ovar

CMOvar prepara espetáculo de Abertura do Carnaval de Ovar 2020

Noticias

Oficina de percussão do Monobloco para ritmistas arranca em janeiro – Inscrições Abertas

20 de outubro de 2019

O espetáculo de abertura do Carnaval de Ovar 2020 vai, uma vez mais, ser único e diferenciador. Desta vez, a Câmara Municipal de Ovar vai promover a criação de um espetáculo de raiz, dedicado à percussão, com um dos mais reconhecidos blocos do Carnaval do Brasil, o Monobloco.

Assim, entre 27 e 31 de janeiro, decorrerá uma oficina de percussão com os professores do Monobloco, dirigida a todos os ritmistas do país. A oficina decorrerá em Ovar, no Centro de Arte e na Escola de Artes e Ofícios, a partir das 20 horas. As inscrições são gratuitas e limitadas a 84 ritmistas, distribuídos pelos seguintes instrumentos: Surdo de Primeira, Surdo de Segunda, Surdo de Terceira, Caixas, Repique, Chocalho e Agogô.

Esta oficina visa transmitir o conhecimento e a experiência de quase duas décadas de Monobloco, para os ritmistas portugueses.

Os interessados em participar na oficina deverão inscrever-se através do email carnavalovar@cm-ovar.pt, indicando o nome, email ou contacto de telemóvel, o instrumento que pretendem tocar e o tamanho de t-shirt.

Esta oficina culminará com o espetáculo de Abertura do Carnaval de Ovar, no dia 01 de fevereiro, pelas 22 horas, no centro da cidade de Ovar, no qual será apresentado um repertório com ritmos do Samba, da Quadrilha, do Funk Makulele, da Marcha Pop e do Ijexá.

O Monobloco

Fundado no Rio de Janeiro, o Monobloco surgiu a partir da banda de Pedro Luis e a Parede, formada em 1996 por Pedro Luis, Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva e C.A Ferrari. No ano 2000, os elementos da banda tiveram a ideia de criar uma oficina para batuqueiros, um projeto de ensino de instrumentos de percussão, surgindo assim o "Monobloco". A banda ganhou tanta notoriedade que se oficializou como bloco de Carnaval e, graças ao sucesso ao longo dos anos, é detentor de uma legião de fãs nos desfiles não só do Rio de Janeiro, como de S. Paulo e Belo Horizonte, cidades onde também acontecem suas oficinas de percussão.