Site Carnaval de Ovar

Abertura do Carnaval de Ovar 2020 com o mais reconhecido bloco do Brasil

Noticias

Monobloco traz ritmo, cor e folia ao Carnaval

30 de janeiro de 2020

Em 2020, fevereiro é o mês do Carnaval e, em Ovar, o programa arranca já este sábado, dia 01 de fevereiro, pelas 22 horas, com um grandioso espetáculo do Monobloco, um dos blocos mais reconhecidos do Brasil, que celebra este ano o seu 20º aniversário.

Esta abertura do Carnaval de Ovar 2020 vai ser, uma vez mais, única e diferenciadora, estando a ser criado um espetáculo de raiz, dedicado à percussão. Ao longo desta semana, uma centena de ritmistas, oriundos de vários carnavais do país, estão a participar numa oficina de percussão com os professores do Monobloco, na qual são distribuídos pelos seguintes instrumentos: Surdo de Primeira, Surdo de Segunda, Surdo de Terceira, Caixas, Repique, Chocalho e Agogô.

Esta oficina culminará com o espetáculo de Abertura do Carnaval de Ovar, no Mercado Municipal de Ovar (centro da cidade de Ovar), local onde decorrerá o espetáculo com um repertório com ritmos do Samba, da Quadrilha, do Funk Makulele, da Marcha Pop e do Ijexá, e que culminará com um espetáculo pirotécnico.

Fundado no Rio de Janeiro, o Monobloco surgiu a partir da banda de Pedro Luis e a Parede, formada em 1996 por Pedro Luis, Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva e C.A Ferrari. No ano 2000, os elementos da banda tiveram a ideia de criar uma oficina para batuqueiros, um projeto de ensino de instrumentos de percussão, surgindo assim o "Monobloco". A banda ganhou tanta notoriedade que se oficializou como bloco de Carnaval e, graças ao sucesso ao longo dos anos, é detentor de uma legião de fãs nos desfiles não só do Rio de Janeiro, como de S. Paulo e Belo Horizonte, cidades onde também acontecem suas oficinas de percussão.

A partir deste momento, a programação no Reino da Folia só terminará a 25 de fevereiro e, até esta data, são muitas as novidades e os motivos para fazer parte do Carnaval de Ovar, entre os quais, a Caminhada Noturna, o desfile da Chegada do Rei, o Carnaval Sénior, o Carnaval das Crianças, os Bailes de Máscaras, a Noite da Farrapada, a Grande Noite Mágica, as Visitas Guiadas à Aldeia, a Grande Noite de Reis, a Noite Dominó, os vários concertos do Espaço Folião com Alcione, Anselmo Ralph, Quim Barreiros, Toy, Karetus, entre outros e, obviamente, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os Grande Corsos Carnavalescos de Domingo e Terça-Feira.

O Carnaval de Ovar é organizado desde 1952, ao qual acrescem mais algumas dezenas de anos de carnaval livre e espontâneo, tornando-o numa tradição secular com características singulares.

Consulte o programa em https://issuu.com/cmovar/docs/programa_carnaval_2020