A folia continua em Ovar. Está a chegar mais um fim de semana carnavalesco, não com uma, mas com três doses da “vitamina da alegria”. Do exercício físico, aos bastidores do Carnaval, passando por uma cerimónia real, há muitas razões para que Ovar faça parte dos seus planos nos dias 26, 27 e 28 de janeiro.
A primeira proposta faz bem ao corpo e à mente. Logo na sexta-feira, às 21h30, há uma Caminhada Noturna pelo centro da cidade. Deixamos a garantia: com o calor humano e a boa disposição, bastarão segundos para não sentir o frio. Ao exercício físico, junta-se a música. A iniciativa conta com o acompanhamento da Banda do Lau que traz as modas carnavalescas que prometem aquecer o corpo e a alma dos participantes. Será uma das caminhadas mais divertidas de sempre! A participação é gratuita e ponto de encontro é na Praça da República. Os interessados devem inscrever-se na Piscina Municipal de Ovar, no Centro de Arte de Ovar ou no Posto de Turismo.
As comemorações continuam no coração do Carnaval de Ovar. No próximo sábado, dia 27 de janeiro, a partir das 21h30, imperdível é a Megafesta na Aldeia do Carnaval, onde estão sediadas as 24 associações carnavalescas e onde, a todo o vapor, decorrem os últimos preparativos para os grandes desfiles. Numa merecida pausa dos trabalhos, juntam-se para celebrar. Numa noite de convívio especial, as associações abrem as portas dos bastidores do Carnaval, num ambiente de proximidade onde impera a amizade e companheirismo e que facilmente vai fazer os visitantes sentirem-se em casa.
No domingo, 28 de janeiro, pelas 15h00, terá palco uma das tradições mais genuínas do Carnaval de Ovar: a Chegada do Rei. Com o acompanhamento da Banda Filarmónica Ovarense, a iniciativa, de entrada gratuita, arranca com um desfile pelo centro da cidade, com muita sátira e sentido de humor à mistura, e culmina nos Paços do Concelho, com o Presidente da Câmara a entregar, simbolicamente, as chaves de ouro da autarquia. Com a entronização dos novos Reis, dois ilustres vareiros - Sua Alteza El-Rei D. Nelson II, o Contracena e Sua Alteza A Rainha D. Andreia, A Palma Dourada - Ovar vai transformar-se no “Reino da Folia”. O primeiro ato oficial conta com um discurso aos súbditos. Como no Carnaval ninguém leva a mal, a não perder, um concurso de piadas coletivas, com as associações carnavalescas a trazerem as suas quadras recheadas de críticas que prometem despoletar muitas gargalhadas.
Para quem não assistiu à estreia, há, neste fim de semana, uma nova oportunidade para assistir às Visitas Guiadas e Encenadas, dinamizadas pelo artista Leandro Ribeiro, na próxima sexta-feira, 26 de janeiro, às 17h30, na Aldeia do Carnaval. Na Aleg(o)ria - uma leitura ao Carnaval de Ovar, o Mestre Folião traz as cartas do tarô para contar as histórias e os segredos do Carnaval de Ovar. Haverá tempo para dar a conhecer três associações carnavalescas e traçar o seu mapa astral. Promovida pelas associações carnavalescas, no final, há, também, uma oficina criativa, em que os participantes vão aprender a criar lapelas. Se ainda não é este fim-de-semana que consegue assistir, não há problema. Há outras datas disponíveis nas próximas semanas. As visitas e oficinas são gratuitas, mas requerem inscrição prévia.
Até 13 de fevereiro são dezenas as razões para aderir à “Vitamina da Alegria” do Carnaval de Ovar. Consulte aqui a programação completa.