Site Carnaval de Ovar

Mais de 2.500 crianças brincaram ao Carnaval em Ovar

Notícias

06 de fevereiro 2024

Mais de 2.500 crianças desfilaram no centro da cidade de Ovar, no passado domingo, 4 de fevereiro. Pequenos em tamanho, mas gigantes em folia, estes especialistas da brincadeira fizeram a delícia da multidão. À semelhança da Chegada do Rei, na semana anterior, as ruas voltaram a colorir-se numa impressionante moldura humana.

Houve palhaços, brincadeiras, tradições de outros tempos, abelhas, agricultores e até espantalhos. Houve quem lembrasse os 50 anos da Liberdade e quem exortasse a identidade vareira. Houve fantasia e muitos, muitos universos do imaginário. Cada um dos grupos participantes trouxe uma história para contar e muitas lições para dar, tais como cuidar da mãe natureza e promover a tolerância e a amizade.

Para a autarquia, esta é uma iniciativa diferenciadora do Carnaval de Ovar, ao permitir que as crianças do concelho usufruam de uma experiência diferente, em que, de forma divertida e informal, podem adquirir momentos importantes de aprendizagem. Além disso, envolve as crianças na vida cultural do concelho, estimulando o seu sentimento de pertença e comunidade.

Na iniciativa participaram 28 instituições de todas as freguesias do concelho de Ovar, que dedicaram muitas horas de trabalho na construção dos fatos e enfeites carnavalescos, proporcionando às crianças uma experiência única. 

No desfile participaram as seguintes entidades: Centro Social Paroquial S. João de Ovar, Centro Social e Paroquial S. Pedro Maceda, Fundação Padre Pinho e Irmã, Centro Social Cortegacense (Olivia e Florindo Cantinho), Centro Social Habitovar, Associação de Pais do  Jardim de Infância de Torrão Lameiro, Associação de Pais da EB Carregal, Centro de Assistência Social de Esmoriz, Centro de Promoção Social do Furadouro, Associação de Pais da EB Outeiral, Centro Social Jesus Maria José, Associação de Pais do Jardim de Infância da EB Cortegaça (Gavinho), Associação de Pais do Jardim de Infância da Oliveirinha, Associação de Pais Murteira, Externato S. Miguel, Associação de Pais dos Combatentes, Associação de Pais Escola S. Donato, Santa Casa da Misericórdia Ovar, Associação de Pais EB/Jardim de Infância de Esmoriz, Associação de Pais Ponte Nova, Associação de Pais do Jardim de Infância e EB1 de Maceda, Associação de Pais Habitovar, Associação de Pais do Jardim de Infância EB S. João de Ovar, Associação de Pais do Jardim de Infância EB Furadouro, Associação de Pais Cabanões, Associação de Pais EB Oliveirinha, Associação de Pais S. Vicente Pereira, Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Válega – Regedoura e Associação de Pais EB 2 3 Florbela Espanca.